Breaking News

Serviço de táxi por aplicativo em Angola ainda é ilegal


O Ministério dos Transportes que recentemente destacou estar a trabalhar na formalização de uma proposta para regular a actividade, adiantou que o exercício de táxi por via de aplicativos no país ainda é ilegal.


    De acordo declarações do secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue, dadas à Rádio Nacional de Angola, nesta quarta-feira, 24 de Maio, o sector está preocupado com relatos de crimes praticados por alguns indivíduos que usam os mesmos serviços. Entretanto, as regras que virão, tão logo o diploma for aprovado, serão para criar condições para garantir a segurança dos passageiros.

    Desde a condição técnica do veículo, o conhecimento de quem é o motorista, o seu histórico social e criminal e o licenciamento da própria actividade”, assegurou Jorge Bengui em declarações à RNA.

    Segundo o secretário, a falta de legalização desta actividade tem permitido brechas para que os criminosos se aproveitem da situação e “façam das suas”.

    Estamos a receber reclamações de que alguns prestadores destes serviços praticam crimes, fazendo-se passar por taxistas de viaturas em serviço de táxi por aplicativo. A falta da formalização desta actividade oferece espaço e margem de manobra para aqueles que usam as viaturas para cometerem crimes”, reportou.

    De acordo o secretário de Estado do Ministério dos Transportes, quando a actividade for formalizada, os aplicativos dos táxis em serviço serão disponibilizados à Polícia Nacional através do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).