Surto, Pandemia, Epidemia Endemia e Colapso: Compreenda A Diferença - PORTAL BWEDSONS

Breaking News

Surto, Pandemia, Epidemia Endemia e Colapso: Compreenda A Diferença






Surto, Pandemia, Epidemia e Endemia: Compreenda a Diferença – Atualmente, a palavra “pandemia” está sendo veiculada à muitas manchetes do dia a dia. Com a crise do COVID-19 espalhada pelo mundo e seus números de casos alarmantes, autoridades foram obrigadas a definir status da doença em âmbitos local, nacional e internacional.
E a escala para a nova enfermidade pode ser dividida entre surto, epidemia, endemia e pandemia. Mas você sabe dizer qual a diferença e quando cada uma pode ser utilizada? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre essas classificações

O Que é a Pandemia de COVID-19?

A COVID-19 é uma doença infecciosa capaz de causar problemas respiratórios de diferentes níveis, como tosse, febre e dificuldade para respirar, que, inclusive, são os seus principais sintomas. E por ter uma transmissão fácil, as pessoas podem se contaminar através de: gotículas de saliva, espirro, catarro e até mesmo, superfícies contaminadas, como celulares, maçanetas e a própria mão humana.
O novo coronavírus surgiu no final de 2019, na China e já deixa mais de 2.000.000 de pessoas infectadas pelo mundo. Por isso, os órgãos de saúde internacionais, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), declararam a COVID-19 como sendo um quadro de pandemia.

Mas Afinal, O Que É Pandemia? – Surto, Pandemia, Epidemia e Endemia

Pandemia é o estágio mais grave de uma escala de incidência e pode ser decretada em casos onde uma patologia se espalha dentro de quadros epidêmicos por diversos países e continentes.
Mas para receber esta classificação, a doença deve ser infecciosa e atingir um grande número de pessoas simultaneamente, além de possuir uma transmissão inicial local fixada, como no caso da SARS-CoV-2, que começou na cidade de Wuhan, na China. Além disso, as outras situações pandêmicas são:
  • AIDS;
  • Gripe
    • Asiática;
    • Espanhola;
    • Suína.
  • Tuberculose;
  • Tifo.

Como Identificar Os Surtos? – Surto, Pandemia, Epidemia e Endemia

Os surtos são definidos por quadros de disseminação com números crescentes em pouco período de tempo, porém concentrados apenas em uma região. Sendo assim, o termo é um indicativo de crescimento na quantidade de casos de uma doença, geralmente, em bairros ou em cidades específicas.
Um exemplo recente, envolvendo o surto, é o da febre amarela em Minas Gerais, no ano de 2017. Em um boletim divulgado no ano posterior, o estado contabilizou 164 casos confirmados da doença, sendo que dentre eles haviam 61 óbitos.

O Que É Epidemia?

As Epidemias são marcadas pelo crescimento de uma doença acima do esperado, espalhando-se rapidamente por diversas regiões. E elas podem ser divididas em:
  • Municípios: quando atinge vários bairros;
  • Estaduais: ao afetar muitas cidades;
  • Nacional: quando acomete estados de diversas regiões do país.
Porém, esta classificação não serve para as enfermidades que se propagam por dois ou por mais países. Entretanto, como um exemplo de epidemia, podemos citar os diversos casos de dengue registrados pelo Brasil.

Mas Então O Que É A Endemia?

Diferentemente das outras classificações, a endemia não considera o número de ocorrências de uma doença, mas sim, a frequência com que ela aparece em determinada região sem ser disseminada por outras comunidades. Por isso, é comum que ela seja percebida de forma sazonal, como, por exemplo, os casos de febre amarela comuns na região amazônica.
Logo, ficar atento aos sinais de certas doenças e preveni-las, seguindo sempre as recomendações médicas, são as melhores formas de controlar, e até mesmo, de rebaixar os quatro graus de classificação de incidência.

Colapso

O colapso é o momento em que existe muita demanda (sistema de saúde) e mesmo a pessoa tendo convênio, dinheiro, ordem judicial, mesmo assim não tem como ser atendido, por falta de recursos, sendo na rede pública ou privada.
A demanda é tão grande que não existe tempo hábil para o sistema se organizar.

Sem comentários