Sponsor

header ads

Covid-19: Casos positivos no país sobem para oito

O país registou, hoje, mais um caso positivo por Covid-19. Trata-se de um cidadão sul-africano, residente em Angola, que chegou de Pretória, no dia 18 de Março, informou ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.
Ao falar à imprensa, no Centro Aníbal de Melo, Franco Mufinda disse que o cidadão, internado numa das unidades hospitalares de Luanda, apresenta sintomas leves, assim como os quatro angolanos que também se encontram hospitalizados. O cidadão sul-africano foi o único que acusou positivo no diagnóstico feito ontem a 40 amostras. Franco Mufinda esclareceu que o caso do sul-africano é isolado, não tendo nada a ver com os viajantes que se encontram nos centros de quarentena de Calumbo I e II.
Com este, sobe para oito o número de casos positivos por coronavírus em Angola. Do número, cinco estão internados, dois perderam a vida e um ficou recuperado. O governante informou que estão em quarentena institucional, em todo o país, 1.700 pessoas, a maioria dos quais (919) em Luanda e que até domingo deixam os centros do Calumbo I e II, no município de Viana. O processo começou ontem, com a saída dos viajantes que se encontram naqueles centros.
Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, com o esvaziamento dos centros de quarentena pretende-se transforma-los em unidades hospitalares para casos leves de pessoas infectadas pelo Covid-19. Os hospitais como o da Barra do Kwanza e Prenda passam a atender os casos mais graves.
Franco Mufinda informou, igualmente, que se descentralizar a feitura de testes para se ter uma resposta mais rápida. Lembrou que, nessa altura, este trabalho é feito apenas em Luanda, com uma capacidade de 25 mil testes. A perspectiva é de que os testes comecem a ser realizados também nas restantes províncias a partir do dia 15 deste mês.

Publicar um comentário

0 Comentários